Lisbon,
20
Junho
2017
|
15:34
Europe/Lisbon

Porto Tem a Rua Portuguesa Com Maior Tráfego Pedonal do País

CBRE apresenta estudo das principais artérias de Portugal

O estudo "Comércio de Rua em Lisboa e Porto" da CBRE permitiu apurar que a artéria com o maior tráfego pedonal em Portugal é a Rua de Santa Catarina, no Porto. Em segundo e terceiro lugar ficam a Rua Augusta e a Rua Garrett, em Lisboa.

A CBRE realizou uma análise do trafego pedonal nas principais artérias de comércio em Portugal, nomeadamente em Lisboa (Avenida da Liberdade, Rua Garrett e Rua Augusta) e no Porto, (Rua de Santa Catarina, Rua dos Clérigos e Avenida dos Aliados). Tendo já realizado este tipo de análise no passado, a CBRE regista algumas diferenças observadas relativamente há dez anos.

A artéria com o maior tráfego pedonal em Portugal é a Rua de Santa Catarina, no Porto, com uma média de 4.200 pessoas por hora no período de maior tráfego. Mantém a liderança já observada em 2007 e regista um aumento de aproximadamente 20%.

Em Lisboa, a rua com maior tráfego é a Rua Augusta, com uma média de 3.600 pessoas por hora, no período de maior tráfego. A Rua Augusta destronou a Rua Garrett no segundo lugar, relativamente a 2007. Registou também um crescimento significativo, de 45% face à contagem efetuada na década passada.

A Rua Garrett é a segunda rua com maior tráfego pedonal de Lisboa, a terceira no país, com aproximadamente 3.100 pessoas por hora. Regista também o menor aumento face a 2007, com 15%. Note-se que há dez anos esta era já uma rua muito consolidada em termos de comércio, e onde os efeitos da alteração da lei do arrendamento e da reabilitação de edifícios foram menos sentidos.

Por fim, a Avenida da Liberdade - em Lisboa - foi a artéria que registou o menor fluxo, com uma média de 1.600 pessoas por hora. No entanto, registou o maior acréscimo em relação ao ano de 2008, um aumento de cerca de 80%. Para tal, terá contribuído certamente o crescimento do turismo e a abertura de um número significativo de lojas – mais de 70 numa década. Muitas destes estabelecimentos da Avenida da Liberdade são de marcas de prestígio internacional, como Prada, Gucci, Miu Miu, Officine Panerai, A. Lange & Sohne, Cartier, COS, Hackett, Bvlgari e Versace, entre outras, presentes em Portugal exclusivamente nesta avenida.

 

 

Cristina Arouca, Diretora de Research da CBRE Portugal
No Porto, as lojas de moda e acessórios de insígnias internacionais encontram-se concentradas predominantemente na Rua de Santa Catarina, ao contrário da capital portuguesa, onde as marcas internacionais estão presentes em maior escala em três localizações - Baixa, Chiado e Av. Liberdade - e que se pode traduzir numa maior dispersão do tráfego pedonal. Temos realizado análises semelhantes para centros comerciais e, perceber como é que as pessoas circulam nas principais ruas de comércio do país, é muito interessante para os retalhistas, que podem tomar decisões quanto às suas lojas, com informação muito relevante.
Cristina Arouca, Diretora de Research da CBRE Portugal

Estes dados integram o estudo "Comércio de Rua em Lisboa e Porto", que a CBRE irá publicar brevemente.

Nota metodológica:

A análise do trafego pedonal foi realizada durante o mês de maio e ao sábado, por ser o dia da semana em que é mais frequente fazer o "passeio das compras" e simultaneamente eliminar o tráfego associado às zonas empresariais.