Lisbon,
28
Março
2017
|
15:53
Europe/Lisbon

69% dos Portugueses Preferem os Centros Comerciais em vez de Lojas de Rua

Dados revelados pela CBRE no estudo ‘The Consumer Experience’

A CBRE, consultora imobiliária líder mundial, acaba de lançar o estudo "The Consumer Experience", que tem como intuito aferir as preferências dos consumidores europeus. O estudo cobriu mais de 13 países e 13.000 consumidores em toda a Europa.

Entre as principais conclusões destaca-se a preferência de 69% dos portugueses pelo centro comercial, e 9% a preferir as lojas de rua. A média europeia é mais baixa e situa-se nos 55%.

Apesar do comércio online ser visto como uma tendência, apenas 15% dos portugueses prefere fazer compras online, ao invés dos 85% que têm preferência por fazer compras em lojas.

Portugal é dos países que mais utiliza as plataformas de social media para interagir com os clientes, com 61% das marcas a utilizar estas plataformas, face a uma média europeia de 49%. Os consumidores nacionais (59%) consideram o Facebook como a melhor rede social para interagir diretamente com as marcas.

Ao nível da restauração, 69% dos portugueses procuram espaços rápidos, mas com uma qualidade superior a cadeias de Fast Food. Acima da média nacional encontra-se apenas a Irlanda com 75%.

Carlos Récio, Diretor de Agência de Retalho da CBRE Portugal
Este estudo é bastante interessante na medida que proporciona uma visão detalhada dos hábitos de consumo dos portugueses, que se distinguem de forma clara dos restantes países europeus. Estes dados são importantes porque permitem às marcas adaptar-se às necessidades e exigências dos seus consumidores, bem como às alterações nos mercados.
Carlos Récio, Diretor de Agência de Retalho da CBRE Portugal