Lisbon,
12
Abril
2018
|
16:32
Europe/Lisbon

CBRE Revela Vencedores do Concurso Urban Photographer of the Year 2018

Richard Morgan foi eleito o vencedor da edição de 2018. A competição recebeu um número recorde de inscrições na sua 11ª edição.

Com mais de 80.000 participações de 180 países de todo o mundo, a 11ª edição do concurso “Urban Photographer of the Year” da CBRE fica marcada como a maior e mais abrangente de sempre. Richard Morgan, natural do Reino Unido, foi eleito o grande vencedor mundial da competição. A sua imagem "Para onde está a olhar?" captou uma cena fascinante de rua em Poznan, na Polónia, que mostra uma multidão a olhar fascinada para uma atração turística, onde sobressai um olhar direto para a câmara.

Mel Chennell, também do Reino Unido, foi condecorada vencedora na categoria Mobile. A fotografia “Verdadeiramente conectados?”, mostra uma estação de comboios em Londres e incentiva o espectador a questionar o verdadeiro significado das ligações entre mundo físico e digital.

A competição distinguiu ainda diversos vencedores regionais. O prémio das Américas foi entregue a Alec Herrera, dos Estados Unidos, com a sua fotografia "Bom dia, Auckland", que mostra o horizonte da cidade na perspetiva de um campista. O prémio Ásia-Pacífico foi para M Yousuf Tusha, do Bangladesh, pela imagem, “Betel Nut”, uma fotografia impressionante de um agricultor mergulhado num mar de nozes em Cox's Bazar, Bangladesh. Na região EMEA, o título de melhor fotografia foi atribuído a Ian Harper, do Reino Unido, pela sua imagem, "Barcelona vista de Cima", uma fotografia que mostra a beleza e a simetria da cidade quando vista de uma altura vertiginosa.

A competição, que mostra visões poderosas sobre o dia-a-dia nas cidades, é realizada anualmente pela CBRE, consultora imobiliária líder a nível mundial. Este ano, fotógrafos amadores e profissionais foram desafiados a capturar momentos de ligação e interatividade urbana através do tema “Cidades em movimento: Pessoas, Lugares e Perspetivas”.

Francisco Horta e Costa, Diretor Geral da CBRE Portugal
O Urban Photographer Of The Year é uma iniciativa que está perfeitamente alinhada com os valores e a atividade da CBRE, mas é acima de tudo, uma oportunidade para celebrar momentos únicos da vida nas cidades através de imagens que caracterizam o mundo como ele é. Todos os vencedores estão de parabéns por mais uma vez retratarem o ambiente urbano com um olhar crítico e único.
Francisco Horta e Costa, Diretor Geral da CBRE Portugal

O vencedor mundial foi premiado com uma viagem com enfoque na fotografia, para duas pessoas e um destino à escolha. Os restantes prémios incluem ainda drones para os vencedores regionais e um pack GoPro para o vencedor da categoria Mobile.

Teresa Posser de Andrade, Diretora de Marketing e Comunicação da CBRE Portugal
A competição continua a aumentar o alcance e a relevância da marca CBRE em territórios e públicos que vão para além do nosso público-alvo. A crescente influência do concurso ressalta o papel da CBRE como líder no ambiente urbano e nas cidades. A qualidade e composição das fotos continua a ficar mais forte a cada ano que passa. Os trabalhos que analisámos foram exemplares e um testemunho admirável da paixão do espírito humano.
Teresa Posser de Andrade, Diretora de Marketing e Comunicação da CBRE Portugal

Em reconhecimento de todas as fotografias apresentadas, a CBRE vai doar aproximadamente 11.430€ para a organização internacional de caridade infantil Plan International, parceiro de cariz social da CBRE na região EMEA.

Veja aqui todas as fotografias vencedoras.