Lisbon,
11
Julho
2018
|
19:07
Europe/Lisbon

Maioria dos Inquilinos Concorda com o Papel Fundamental da Gestão de Imóveis para a Renovação de Contratos e Retenção de Colaboradores

A CBRE, consultora imobiliária líder a nível mundial, lançou a edição de 2018 do estudo Global Tenant Survey, que analisa quais os aspetos da gestão de imóveis que os inquilinos mais valorizam, bem como os novos serviços que pretendem ter ao seu dispor.

Numa altura em que as empresas se debatem sobre a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e produtivo, a qualidade da gestão de imóveis e a incorporação de tecnologia são pontos fundamentais nas decisões dos inquilinos relativamente aos locais a arrendar espaços.

Nos vários tipos de imóveis, incluindo escritórios, retalho e indústria, o Global Tenant Survey 2018, revela que para 88% dos inquilinos a qualidade da gestão do imóvel tem um impacto determinante na decisão de renovação do contrato de arrendamento. Para os inquilinos, a renovação do contrato de arrendamento significa uma maior estabilidade na equipa, assim como um menor encargo financeiro e disrupção resultantes de uma relocalização. Para os investidores, uma maior taxa de renovação dos seus inquilinos significa normalmente também um maior resultado operacional líquido dos ativos.

Mary Jo Eaton, Presidente Global de Asset Services da CBRE
À medida que olhamos para o futuro da gestão de imóveis e proporcionamos resultados excelentes aos nossos clientes – investidores -, estamos a sentir uma maior procura por serviços adicionais em grande parte impulsionada pela tecnologia, que tem vindo a aumentar o engagement com inquilinos e a criar um destino de escolha para colaboradores
Mary Jo Eaton, Presidente Global de Asset Services da CBRE

No atual mercado de trabalho competitivo, os dados do estudo da CBRE demonstram que um local de trabalho que responda ou até exceda as espectativas dos colaboradores, vai melhorar o seu engagement e níveis de retenção. Nos diversos tipos de imóveis, o estudo revelou que para 87% dos inquiridos a gestão do imóvel tem um papel importante ou muito importante na retenção de colaboradores. Quando pedido para descreverem o que constituiu uma gestão de imóveis de excelência, o estudo mostra que o mais importante são as funções vitais, que garante que as operações do edifício decorrem de forma eficaz o que, em última instância, permite que os clientes - investidores - obtenham o maior retorno sobre os seus ativos. A capacidade de resposta é o atributo mais desejado, que é definida pela facilidade de contacto e capacidade de reação.

Andrew Kupiec, Presidente Global do CBRE 360
As descobertas resultantes deste estudo espelham o feedback positivo que temos vindo a receber do setor, relativamente ao serviço de tecnologia CBRE 360. Oferecendo aos inquilinos aquilo que eles querem e o que os gestores de imóveis precisam, o CBRE 360 cria um melhor método para comunicar as preocupações relativas ao edifício e acesso a comodidades, serviços de portaria e informações de bem-estar num único local e disponíveis on-the-go.
Andrew Kupiec, Presidente Global do CBRE 360
Luís Teodoro, Diretor de Gestão de Ativos Imobiliários da CBRE Portugal
Os nossos programas de gestão de escritórios “Office Play” e “Premier Properties” estão completamente focados na experiência do utilizador e trabalha áreas que vão desde o bem-estar, atividades de carácter lúdico e responsabilidade social, até à utilização de plataformas tecnológicas que facilitam o dia-a-dia não só de quem trabalha nos edifícios, mas também dos visitantes do mesmo
Luís Teodoro, Diretor de Gestão de Ativos Imobiliários da CBRE Portugal

A mensagem chave deste estudo é que, quando a comunicação e a velocidade de resposta têm capacidade de ser melhoradas, os inquilinos têm mais possibilidade de ser bem-sucedidos na retenção de colaboradores e uma maior taxa de renovação de contratos de arrendamentos.